[Sem título]

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 14/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O documentário “ O dilema das redes", lançado pela Netflix, mostra uma realidade na qual aplicativos são feitos para viciar e influenciar seus usuários por meio de algoritmos, impactando no tempo de tela das pessoas e gerando grande dependência tecnológica. Em consonância com o que o longa retrata, crianças e adolescentes que utilizam celulares de forma indiscriminada em ambiente escolar acabam por prestar mais atenção em eletrônicos do que na aula ou na socialização com outros alunos. Esse descaso com a proibição do uso de celulares na sala de aula ocorre pela falta de fiscalização efetiva e a resistência cultural e social. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Em primeiro lugar, a negligência quanto à falta de fiscalização deveria ser revista. Como consequência disso, pode-se observar a redução do desempenho escolar, dificuldade em se concentrar e o aumento de comportamentos impulsivos. Tal hipótese é analisada pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em que defende a ideia da tecnologia não ser neutra, uma vez que por meio dela molda-se a forma de pensar e agir. Sem diretrizes claras e supervisão, o celular molda a dinâmica da sala de aula. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo com a escassez de inspeção do uso de smartphones, é fundamental o debate acerca da resistência cultural e social à proibição de seu uso, o que evidencia uma lacuna importante no desenvolvimento infantil. Ao normalizar a conectividade constante, a sociedade priva crianças de melhorar em diversas habilidades, como nas práticas lúdicas e interação presencial (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Dessa maneira, o psicólogo suíço Jean Piaget defende o desenvolvimento cognitivo a partir de experiências concretas com o mundo, não inteiramente tecnológicas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para sanar o impasse. Com isso, compete ao Ministério da Educação capacitar docentes com o fito de integrar ferramentas digitais de forma eficaz ao ensino, (Justaposição) tais treinamentos devem ocorrer por meio de workshops com recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União, órgão que opera feitos públicos. Dessa forma, o cenário de "O dilema das redes" deixará de representar a realidade brasileira. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200