Uso dos Celulares nas Salas de Aula.
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 12/01/2025
O uso de celulares nas salas de aula tem gerado intensos debates na sociedade contemporânea. Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa para a educação, seu uso inadequado durante as aulas compromete o rendimento acadêmico e a dinâmica pedagógica. Diante disso, muitos defendem a proibição dos aparelhos como forma de garantir um ambiente mais propício ao aprendizado.
O impacto negativo do uso de celulares em sala de aula é evidente. Estudos apontam (Apresente a fonte) que a distração causada pelos dispositivos prejudica tanto os alunos que os utilizam quanto os colegas ao redor. Notificações constantes e redes sociais competem com a atenção que deveria ser destinada ao conteúdo escolar, reduzindo significativamente o desempenho acadêmico (Explore mais esse argumento). Ademais, o uso indevido pode fomentar práticas como o bullying virtual, agravando o ambiente escolar.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é inegável que os celulares possuem potencial pedagógico quando utilizados de forma orientada. Plataformas educacionais e aplicativos podem enriquecer o aprendizado, promovendo a interatividade e o acesso a informações complementares (Esse argumento precisa ser mais desenvolvido). Assim, a proibição total poderia ser substituída por regras claras de uso, integrando a tecnologia ao ensino de maneira produtiva e controlada.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a questão do uso de celulares nas salas de aula exige um equilíbrio entre disciplina e inovação. A implementação de políticas que regulamentem seu uso, aliada à orientação de professores, pode transformar os aparelhos em aliados do aprendizado, sem comprometer a qualidade da educação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
