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Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 07/01/2025
O filme "Idiocracy" retrata uma distopia onde a sociedade se torna estúpida e desprovida de responsabilidades devido ao anti-intelectualismo cultural propagado pelas tecnologias. Paralelamente, o mundo real se aproxima do cenário ficcional diante da falta de regras sobre o uso do celular no ambiente escolar. Isso se deve tanto ao vício precoce em jogos e redes sociais, como também a falta de envolvimento dos pais na vida acadêmica de seus filhos.
Em primeiro lugar, a proibição da utilização de aparelhos móveis pode contribuir para a melhora do hábito nocivo de estar constantemente conectado em plataformas virtuais. Conforme Albert Einstein, "o espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia". Sob essa perspectiva, são notórios os efeitos colaterais dos smartphones nas escolas, como a queda no desempenho intelectual e o aumento do bullying (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é eminente a necessidade de alternativas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de responsabilidade dos pais consolida o problema. Segundo John Locke, não pode haver liberdade onde não é leis. Em vista disso, é imprescindível que os responsáveis possuam um papel mais ativo na resolução da problemática, pois a falta de regras e ensinamentos no ambiente familiar acarreta em alunos indisciplinados. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, fica clara a urgência por mudanças. Cabe aos interlocutores da informação, como as mídias sociais e televisivas, a propagação de conteúdos informativos, como palestras transmitidas online e ao vivo, aos jovens sobre os malefícios dessa prática e aos adultos sobre a importância da supervisão e acompanhamentos das crianças e adolescentes. Somente assim será possível distanciar a realidade do cenário demonstrado em "Idiocracy". (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
