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Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 07/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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O filme "Idiocracy" retrata uma distopia onde a sociedade se torna estúpida e desprovida de responsabilidades devido ao anti-intelectualismo cultural propagado pelas tecnologias. Paralelamente, o mundo real se aproxima do cenário ficcional diante da falta de regras sobre o uso do celular no ambiente escolar. Isso se deve tanto ao vício precoce em jogos e redes sociais, como também a falta de envolvimento dos pais na vida acadêmica de seus filhos.

Em primeiro lugar, a proibição da utilização de aparelhos móveis pode contribuir para a melhora do hábito nocivo de estar constantemente conectado em plataformas virtuais. Conforme Albert Einstein, "o espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia". Sob essa perspectiva, são notórios os efeitos colaterais dos smartphones nas escolas, como a queda no desempenho intelectual e o aumento do bullying (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é eminente a necessidade de alternativas.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de responsabilidade dos pais consolida o problema. Segundo John Locke, não pode haver liberdade onde não é leis. Em vista disso, é imprescindível que os responsáveis possuam um papel mais ativo na resolução da problemática, pois a falta de regras e ensinamentos no ambiente familiar acarreta em alunos indisciplinados. (Reestruture e explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, fica clara a urgência por mudanças. Cabe aos interlocutores da informação, como as mídias sociais e televisivas, a propagação de conteúdos informativos, como palestras transmitidas online e ao vivo, aos jovens sobre os malefícios dessa prática e aos adultos sobre a importância da supervisão e acompanhamentos das crianças e adolescentes. Somente assim será possível distanciar a realidade do cenário demonstrado em "Idiocracy".​​​​​​​ (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200