A dependência digital nas instituições de ensino

Proibição do uso de celular nas salas de aula

Enviada em: 04/01/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, no Brasil, muito se discute a respeito do uso de celulares nas escolas. É fato que, (Sem vírgula) a utilização exacerbada desses aparelhos tem provocado uma série de contratempos para os estudantes (Dê exemplos). Nesse contexto, é crucial analisar a problemática e encontrar soluções para o caso.

Cabe ressaltar que a tecnologia é um grande avanço na educação quando utilizada de forma comedida e correta, pois permite a inclusão e acessibilidade a qualquer conteúdo educacional. Porém, também pode ter impactos negativos na vida do ser humano, principalmente dos jovens e adolescentes, (Justaposição) desde o surgimento das chamadas redes sociais, o vício se tornou uma verdadeira questão a ser cuidada atualmente.

(Melhore a estratégia coesiva) Sendo considerada um problema para muitos países, além de trazer problemas de concentração graves, falta de socialização, não ajudar a desenvolver o raciocínio, também pode causar insônia e ansiedade. Essa dependência digital, denominada como nomofobia (medo de ficar sem celular) passou a ser considerada como doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2018.

(Boa estratégia coesiva) Logo, é de suma importância que medidas sejam tomadas para atenuar o uso desses aparelhos eletrônicos em salas de aula, a não ser quando solicitado ou para situações de emergência. E para isso, torna-se necessário que o ministério da educação promova conteúdos educacionais a respeito dessa prática sem controle e também acompanhamento psicológico nas instituições para minimizar o sofrimento dos dependentes. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200