O uso de celulares nas salas de aula: um problema contemporâneo
Proibição do uso de celular nas salas de aula
Enviada em: 03/01/2025
O uso de celulares nas salas de aula é um assunto que tem sido discutido com certa urgência, visto que se trata de um problema contemporâneo e recorrente à esta geração. A opinião pública se difere, entretanto é perceptível um consenso entre pais, responsáveis e professores: a tecnologia é fonte de distração e pode prejudicar tanto o desempenho escolar quanto a saúde mental dos jovens.
De acordo com um noticiário da CNN Brasil, uma pesquisa revelou que 65% dos pais são contra a utilização dos aparelhos nas escolas. Além disso, mais de 70% acreditam que estes trazem mais prejuízos que benefícios para o aprendizado das crianças. Nas salas de aula, o celular se torna uma enorme distração. O foco dos alunos é atribuído somente às telas e o estudo fica em segundo plano. (Explore de modo produtivo) 
(Boa estratégia coesiva) Ainda sob este viés, outro fator que é comprometido pelo o uso de telefones nas escolas é o aspecto social. Os adolescentes se isolam, priorizando os jogos eletrônicos e redes sociais às interações reais com colegas de classe e professores. Essa isolação os priva do contato necessário para a criação de laços e relações cruciais para a saúde mental dos jovens. Tal uso quando excessivo pode virar uma dependência e provocar o surgimento de outros transtornos como a ansiedade e a depressão. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, o raciocínio por trás da preocupação geral a respeito da utilização dos celulares é evidenciado e uma intervenção se torna iminente. O Ministério da Educação – órgão responsável por avaliar políticas educacionais – deve desenvolver uma lei por meio do Poder Legislativo – responsável por criar leis – com a finalidade de conciliar a internet e o ambiente escolar. A proibição pode ser difícil de se aplicar, mas a limitação do uso dos aparelhos nos horários de aula já deve ser o suficiente para enriquecer e livrar o aprendizado de obstáculos. Assim, o desempenho e convivência entre os alunos não será prejudicado e a problemática estará resolvida. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
