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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Enviada em: 31/12/2024
De acordo com Djamila Ribeiro, escritora brasileira, para atuar sobre um problema, é preciso tirá-lo da invisibilidade. Desse modo, ao analisar os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, percebe-se a necessidade de medidas interventoras no intuito de amenizar esse cenário, o qual é potencializado pelo descaso governamental e pela pouca visibilidade midiática.
Diante desse cenário, a passividade governamental potencializa os desafios no combate à desvalorização da herança africana na sociedade brasileira. Nessa óptica, segundo o filósofo Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social. Porém, ao notar as insuficientes ações do governo relacionadas à valorização da cultura afro-brasileira e da população negra, como o pouco incentivo à abordagem desse tema nas instituições de ensino, percebe-se que o ideal de Hobbes não se concretiza na realidade (Explore de modo produtivo). Dessa forma, a negligência dos órgãos governamentais impede a resolução desse quadro e potencializa a desvalorização da herança africana.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a pouca visibilidade do assunto nas mídias contribui para a continuidade da problemática. Nesse sentido, os veículos midiáticos, muitas vezes, não dão a importância necessária para a história afro-brasileira. Por consequência, há o esquecimento de figuras históricas negras, como o advogado Luiz Gama (Explore mais esse argumento). Dessa maneira, é essencial que os veículos midiáticos exibam a história afro-brasileira para que ela não seja ignorada pela sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas devem ser tomadas com o objetivo de mitigar o descaso governamental e a pouca visibilidade dada pela mídia ao assunto. Para isso, o governo, como instância máxima de administração executiva, deve incentivar as instituições de ensino a incluir uma maior carga horária sobre a cultura negra, por meio da adição de palestras e aulas, a fim de promover a valorização da herança africana, objetivando inserir socialmente estudantes negros. Além disso, os veículos midiáticos, responsável (Plural) pela propagação de informações em massa, devem exibir a história dos afrodescendentes de forma aprofundada, por intermédio de redes sociais e comerciais televisivos, para que ela não seja ignorada ou esquecida pela sociedade. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
