Cultura Afro no Brasil enfrenta desafios para valorização
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Enviada em: 05/12/2024
A atual Constituição Federal, cujo texto foi promulgado em 05 de outubro de 1988, reúne um expressivo conjunto de direitos fundamentais - a exemplo do acesso à cultura e à educação de qualidade - que representam conquistas democráticas históricas. Não obstante, a despeito de positivados na legislação, tais direitos não são integralmente efetivados no Brasil, haja vista que o país enfrenta, entre outros, desafios para valorização da herança africana, os quais afetam negativamente as vidas de milhões de cidadãos. Nesse contexto, é imperioso analisar a influência da negligência governamental e da educação deficitária como fatores implicados na gênese desse fenômeno, o que demanda intervenção para reverter tal cenário desfavorável.
Diante do exposto, ressalta-se a inoperância da máquina estatal como responsável direta pelos efeitos resultantes da conjuntura apresentada. Nesse sentido, o filósofo alemão Friedrich Hegel acreditava que o Estado exprime o interesse coletivo, garante a aplicação de preceitos morais e realiza a liberdade humana - ou seja, constitui-se como instrumento para o bem-estar social. Contudo, a ideologia de Hegel não reverbera plenamente na realidade brasileira, visto que o poder público não destina recursos humanos e financeiros suficientes para fomentar a preservação do patrimônio cultural africano, o que reduz as possibilidades de brindar a população com as riquezas dessa cultura, resultando em significativos prejuízos sociais, uma vez que a ignorância geralmente conduz ao preconceito (Delimite e explore de modo mais produtivo). Desse modo, ao demonstrar sua omissão, o aparato estatal contribui peremptoriamente para a persistência dessa situação preocupante.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, em consonância com a tese exordial, deficiências no sistema de ensino representam outro obstáculo para a gestão do problema. Sob tal perspectiva, Paulo Freire - conceituado escritor, filósofo e pedagogo - declarou solenemente: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse viés, o sistema educacional fracassa ao não conseguir atender totalmente às necessidades dos cidadãos, como, por exemplo, uma formação básica adequada, na qual a história, as práticas e os modos de vida dos ancestrais africanos sejam abordados nas salas de aulas, o que é reflexo da carência de professores e outros profissionais capacitados, bem como da insuficiência de materiais didáticos específicos para o ensino dessas matérias. Dessa maneira, enquanto perdurarem os déficits no setor (Apresente dados), a coletividade terá que conviver com este fato lamentável: desconhecimento da importância dos elementos da herança africana para a formação do Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível combater a negligência estatal e a educação deficitária com vistas a sobrepujar os desafios supracitados. Nesses termos, cabe ao governo federal - formulador de políticas públicas no âmbito da União - incentivar, por meio de parcerias com o setor privado, a criação de programas como o "Mais África", com vistas a promover maior disseminação de elementos culturais de origem africana junto à população. Outrossim, o Ministério da Educação deve mobilizar parte do seu orçamento para a contratação de professores especialistas em educação inclusiva, com o intuito intensificar o ensino de aspectos da matriz de herança africana na educação fundamental, o que deve constar nos livros escolares. Assim, viabilizadas tais medidas, atitudes discriminatórias serão combatidas, e os direitos previstos na Carta Magna, assegurados. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenhas os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
