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Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Enviada em: 03/12/2024
Em "O Brasil que vem aí", poema escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre, é evidenciada a esperança do autor em vivenciar um país mais tolerante, unido e harmônico. No entanto, a realidade brasileira se distancia do esperado no poema, uma vez que a desvalorização da herança de origem africana impede o avanço social da nação (Muito bem. Relacionou o repertório com o tema). Diante do exposto, é perceptível que tal problemática é causada pelos seguintes fatores: a negligência estatal e a ausência de estudos sobre os povos africanos em sala de aula.
Sob primeira análise, vale salientar que ainda há o desinteresse do Estado em pautas como a valorização do legado africano. De acordo com o conceito da historiadora Lilia Schawcz, a "política de negação" basea-se na falta de atuação das instituições governamentais em questões de importância para a sociedade. Nesse contexto, é notável que a não interferência do Estado em causas relevantes (Cite quais causas) é oriunda da solução de problemas que mereçam "mais importância", o que gera uma invisibilidade e o preconceito com esses indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as lacunas educacionais são barreiras que dificultam o aprendizado qualificado da cultura africana. Segundo o filósofo e matemático Pitágoras, é necessário educar as crianças para não precisar punir os adultos. Dessa forma, é fulcral entender que a origem do descuido com esse tipo de ensino tem origem nas tradições brasileiras (Não desenvolveu com clareza o tipo de descuido com o ensino. Reestruture). Consequentemente, as crianças são impedidas de terem acesso à pluralidade cultural devido à intolerância enraizada.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a reversão da desvalorização da herança africana no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação incentivar a abordagem de tais povos por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, a fim de conscientizar o público infantil sobre os vestígios existentes até hoje em nossa realidade. Ao por em prática tais ações, a esperança do sociólogo será concretizada, e tradições afro-brasileiras serão valorizadas. (Muito bem. Apresentou os 5 elementos válidos)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
