Desafios para a valorização da herança africana no Brasil - ENEM24
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Enviada em: 02/12/2024
O Brasil teve na formação de sua história grande participação africana. Os navios negreiros chegavam ao território brasileiro com milhares de negros escravizados que traziam em si a cultura de seu berço. Hoje, é notável na sociedade contemporânea brasileira a predominância de pessoas afrodescendentes, e apesar desse fato, o país enfrenta problemas ao valorizar tal herança cultural (Repertório válido e produtivo). A adversão a práticas culturais e a omissão da representação em ambientes escolares exemplificam a problemática.
Em primeiro plano, vale salientar o preconceito como um desafio. Ele se apresenta muitas vezes de maneira inócua. Indivíduos ao se expressarem por meio de vestes tradicionais, costumes e religiões tradicionalmente africanas, são recebidos com um comportamento hostil e desrespeitoso. Sua cultura passa a ser reduzida à estereótipos e excluída. (Não desenvolveu as ideias com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Sob este mesmo viés, o estranhamento que surge como resposta ao que se vê como diferente pode ser relacionado á falta de representação, ou representação precária, em escolas (Essa discussão precisa ser mais explorada). As crianças passam a crescer sem conhecerem a própria história. A herança cultural se perde e fica presa no passado, o que em torno aumenta ainda mais tal reação de estranhamento.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é possível seguir o raciocínio de Nelson Mandela, líder africano, quando disse que “a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Cabe então em ao Ministério da Educação – órgão responsável por formular e avaliar políticas relacionadas a educação – em conjunto ao poder público (Vírgula) a elaboração de movimentos que valorizam a cultura africana no Brasil. Isso pode ser feito por meio de feiras culturais e projetos artísticos em escolar e outros ambientes sociais, com a finalidade de eliminar o estranhamento ao apresentar e celebrar essa rica herança cultural com as novas gerações. (Muito bem. Apresentou todos os 5 elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
