Desigualdade social no Brasil
Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 22/10/2024
A canção " ximbom, bombom ", do grupo as meninas, critica a desigualdade social no Brasil ao afirmar que " o rico cade vez mais rico, e o pobre cada vez mais pobre ". Esse trecho evidencia a concentração de renda e a falta de oportunidades para as camadas mais pobres. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Nesse contexto a desigualdade econômica é perpetuada por fatores como o acesso limitado à educação de qualidade e a precaridade no mercado de trabalho, o que impede a mobilidade social. Assim, como sugere a música, essas barreiras privam os cidadãos de uma vida digna e justa (Melhore a coesão) De modo que a desigualdade está ligada à má distribuição de renda. As terras e acúmulos de bens sempre ficaram nas mãos dos mais ricos, isto é, da minoria. (Abordagem tangencial)
Além da má distribuição de recursos, outros fatores contribuem significativamente para a desigualdade social. A escassez de investimentos em setores vitais como saúde e educação, a carência de oportunidades de emprego dignas e salários justos, e a corrosão da corrupção, que deixa os recursos nacionais para fins de enriquecimento ilícito de políticos, mantêm uma nação presa na armadilha da pobreza extrema. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário que o Estado, entre administrativo responsável pela promoção do bem comum, intervenha na desigualdade social. Para isso, urge a promoção de campanhas e paletras nas escolas, por meio de professores especialistas no assunto sobre. Isso será feito com a finalidade de irradicara desigualdade. Com isso a questão da desigualdade social no Brasil será amenizada contemporaneidade.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Reestruture.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
