Desigualdade

Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 11/10/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma reportagem feita pelo canal ( SBT News), a há três anos, mostra o Padre Lancellotti quebrando à marretada as pedras instaladas pela prefeitura no viaduto na Zona Leste de São Paulo, feita para afastar moradores de rua. (Parágrafo frasal)

Essas pedras e uma Arquitetura hostil!  (Melhore a construção de sentido) Tem muitas delas espalhadas pelo mundo para impedir pessoas em estado vulnerável a se abrigar.
historicamente a arquitetura sempre teve funções sociais bem definidas, separando grupos conforme a classe social. (Parágrafo frasal)

Locais com muros altos, grades pontas agudas, arames farpados, bancos com separação de ferros. Todas essas estruturas para ´´ Tais pessoas não terem acesso aquele local´´.
Normalmente essas pessoas são moradores de rua que têm o hábito de dormir nos bancos, calçadas e viadutos, procurando um lugar para descansar ou alguém para ajudar.
Quando essas pessoas procuram esses lugares, geralmente elas querem segurança, mas não encontra, por causa da arquitetura do local, onde gera a exclusão a desigualdade e discriminação desses seres humanos. (Melhore a construção dessa discussão)

O que fazer para não haver separação da sociedade?

Evitando mas construções de Arquitetura hostil. Realizando campanhas contra essas construções.(E se possível ate destruindo aquelas que estão feita, assim como Padre Lancellotti fez com o intuito para ajudar os moradores de rua). Oferecendo á esses pessoas um local de paz, respeito e convívio com a sociedade sem ´´farpas´´ . (Melhore a construção de sentido)

Todo ser humano tem o direito de viver como cidadão, ocupando espaços urbanos com liberdade e dignidade. (Parágrafo frasal)

A arquitetura urbana devem sempre oferecem lugares para todos, local de conforto, abrigo, descanso e bem-estar.
Independendo de classe social. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 80 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     360
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200