ARQUITETURA HOSTIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 10/10/2024
Instalação de pedras, pinos metálicos, grades, dispositivos "antiesqueite": assim se constrói a arquitetura hostil. Mesmo com o Estatuto das Cidades proibindo seu uso desde 2022, não é raro encontrá-la nos centros urbanos. Ela impede determinados comportamentos e usos do espaço público, o que pode intensificar a segregação de indivíduos. Desse modo, abre-se uma discussão sobre as consequências sociais e psicológicas oriundas desse design desagradável. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, destaca-se que esse tipo de construção contribui para a exclusão de certos grupos sociais, tornando-o eticamente desumano. Essa estratégia dificulta o uso das áreas públicas ao selecionar quem pode e como pode usufruir o espaço, violando o direito ao espaço público livre. Dessa maneira, agrava o isolamento enfrentado por esses segmentos da população, o que torna as cidades menos inclusivas e acolhedoras para todos os cidadãos. (Argumento pertinente. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cita-se os efeitos psicológicos causados por essa estruturação. Ela cria um ambiente urbano tenso e ofensivo, em que as pessoas se sentem indesejadas e isso impacta nocivamente o bem-estar psicológico delas (Explore mais essa discussão). Assim sendo, essa abordagem pode reforçar as desigualdades existentes, gerando ainda mais desconforto psicológico, e dificultar a superação dos estereótipos relacionados aos grupos marginalizados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os resultados sociais e psicológicos da arquitetura hostil devem ser combatidos. Nesse sentido, os governos municipais, responsáveis pelo ordenamento urbano, devem criar cidades mais inclusivas por meio da construção de espaços que incentivem a interação social em atividades comuns para todas as idades, gêneros e classes sociais a fim de eliminar os estereótipos sociais e propiciar áreas urbanas que respeitem os direitos humanos. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
