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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 08/10/2024
A arquitetura hostil é aquela em que lugares públicos são modificados com o intuito de dificultar ou restringir a permanência de pessoas, geralmente em situação de rua, em determinado local. A reforma Pereira Passos foi uma intervenção na cidade do Rio de Janeiro com o intuito de acabar com os famosos cortiços por acreditar que eles seriam a causa de muitas doenças. Contudo, isso desencadeou uma revolta na população por acontecer de forma hostil e sem levar em consideração a vontade dos cidadãos. Assim, um erro é acreditar que esse tipo de medida não causa exclusão de boa parcela da sociedade e transtorno social, já que, de acordo com a escritora Clarice Lispector: "não basta existir, é preciso também pertencer". (Formule a tese)
Primeiramente, é válido lembrar que aquele evento que aconteceu teve como principal motivo as doenças que estavam se alastrando de forma indiscriminada pela cidade. No mesmo sentido, a causa principal dessas mudanças arquitetônicas é uma "limpeza urbana" de ambientes onde moradores em situação de rua costumam ficar. Sendo assim, as prefeituras instalam barreiras a fim de evitar com que cidadãos permaneçam em certos ambientes como embaixo de viadutos, onde pedras são acimentadas, em bancos de ponto de ônibus, nos quais divisórias são instaladas e prédios públicos, em que tapumes são afixados. (Truncamento) Causando assim a exclusão social de vários indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o transtorno social afeta toda a população da cidade. Essas pedras no meio do caminho dificulta o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção, além de ser uma barreira para deficientes visuais e idosos. Além disso, pessoas obesas têm um grande desafio de usar bancos com divisórias, uma vez que essas divisões seguem um padrão da média da sociedade. Outrossim seria a poluição visual causada por tapumes em prédios desabitados, isso faz com que ocorra uma desvalorização imobiliária e poluição visual. (Truncamento) Aumentando assim os problemas supracitados. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que um erro é acreditar que a arquitetura hostil não causa danos à sociedade. Com o intuito de erradicar essa situação, o governo municipal deve parar com esse tipo de intervenção e investir em abrigo público com o intuito de tirar as pessoas da rua, (Justaposição) além disso, a sociedade em geral deve denunciar junto ao Ministério Público os estados que insistem em continuar com essa medida e as mídias devem tornar de conhecimento geral essa situação desumana, criando assim um ambiente vexatório pros políticos locais. (Truncamento) Pois, só assim, a arquitetura terá seu real valor de inclusão social e a pessoa se sentirá pertencente àquele local. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
