Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social

Enviada em: 03/10/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, o Brasil enfrenta o problema da arquitetura hostil e suas consequências segregacionistas, as quais afetam principalmente os menos favorecidos. Esta estratégia arquitetônica contribui para o aumento da desigualdade social, além da discriminação. Logo, é necessário haver uma solução que amenize este entrave nacional. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Em primeira análise, deve-se ressaltar como esta ação está em desacordo com a lei da nação. Conforme ilustrado no Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, o direito de se locomover livremente dentro do território é igual para todos, sem distinção. Entretanto, o modelo hostil impede este direito ao limitar a circulação de pessoas em espaço público. (Argumento pertinente, no entanto precisa ser mais explorado)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante salientar que esta medida visa a exclusão social, algo que precisa ser evitado. Durante o século XIX (Vírgula) nos Estados Unidos, as Leis de Jim Crow estavam em vigor, que criavam espaços racialmente segregados. Em paralelo à atualidade, o modelo apresentado tem objetivo semelhante. (Explore mais o argumento apresentado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo, órgão responsável pelo bem-estar da população, criar um projeto de lei que proíba esse tipo de construção. ​​​​​​​(Melhore a coesão textual) Por intermédio do Poder Legislativo, a meta de acabar com essa prática será alcançada. E, consequentemente, esta forma de separação social será sanada. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Ótimas discussões, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200