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Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 03/10/2024
A Constituição Federal brasileira foi criada para preservar os direitos e deveres de todos os cidadãos do país. Entretanto, apesar dos diversos avanços sociais, o Brasil enfrenta uma grande crise humanitária causada pelas drogas, principalmente na cidade de São Paulo. Com isso, milhares de pessoas estão vivendo em situação de rua, o que faz a sociedade discutir meios para enfrentamento do problema e uma das possibilidades foi a adoção de arquitetura hostil para expulsão destes moradores, o que é equivocado e aumenta a exclusão social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Um dos principais apoiadores da causa de resgate de pessoas em situação de rua foi o padre Júlio Lancelotti. O mesmo protestou após o governo de São Paulo autorizar a colocação de pedras pontiagudas embaixo de viadutos para impedir que pessoas durmam ali, uma forma equivocada de se lidar com a situação (Melhore a apresentação dessa discussão). A repercussão negativa foi tamanha que as autoridades voltaram atrás, provando que a sociedade considera esta medida como ineficaz. As cidades e o acesso à moradia de qualidade deveria ser para todos, como garante a Constituição, e a arquitetura não deveria ser utilizada para apagar socialmente um grupo de pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Outro exemplo de arquitetura hostil é de medidas tomadas para expulsar uma determinada cultura de uma região. Um exemplo foi o Largo da Batata, citado no filme "Que Horas Ela Volta?", no qual a protagonista de origem nordestina explica que havia forró na região que se encerrou após obras de uma reforma. (Melhore a construção de sentido) Com isso, a cidade se torna mais "cinza", sem vida e a população perde cada vez mais acesso aos momentos de lazer, conhecimento e cultura, gerando um ambiente propício para proliferação de preconceitos.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessário um trabalho conjunto de governo federal, estadual e municipal para garantir o cumprimento dos direitos ao acesso à moradia e cultura, conforme consta na Constituição. Uma possibilidade é a ampliação de casas de acolhimento aos moradores de rua ao invés de adoção de arquitetura hostil, evitando a invisibilidade social. É de extrema importância incluir estas pessoas na sociedade para que elas consigam sair da invisibilidade e se recuperar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
