Restringir e segregar é solucionar?
Arquitetura hostil: um debate importante sobre essa forma de exclusão social
Enviada em: 03/10/2024
Problemas sociais são mascarados ao com o propósito de, (Sem vírgula) criar uma imagem de ordem e "limpeza" em grandes metrópoles. A arquitetura hostil, que consiste em restringir acessos a determinadas áreas e desencorajar situações impróprias, é um exemplo desse método. A que ponto ele pode ser desumano? (Melhore a contextualização do tema)
Nesse sentindo, uma minoria social como negros, pardos, pobres e moradores de rua sofrem muito mais com essa situação devido ao racismo, preconceito econômico,etc. (Melhore a relação entre as discussões) Isto é, a separação de negros e brancos, durante o apartheid na África do Sul, com a delimitação de áreas específicas por raça como banheiros, assentos de ônibus, como consequente a desvinculação social e humilhação de cidadãos negros em contraste com brancos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso,em relação ao designer urbano, a proteção de espaços privados e públicos contra importunações como roubos, desordem e ociosidade é apresentado como fator primordial do uso da arquitetura hostil. Ademais, pessoas em situação de rua são os mais prejudicados por não se adequarem a um modelo ilusório da sociedade em contrapartida com, a realidade de viverem nas ruas. (Reestruture e apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a arquitetura hostil faz parte de uma sociedade que precisa analisar o foco do problema ao invés de, (Sem vírgula) ocultá-lo com o uso de subterfúgios frágeis e ineficazes. Ao mesmo tempo que, ao se sentirem inseguros, muitos moradores recorram a essa solução. Cabe ao governo investir em políticas públicas voltadas, (Sem vírgula) não a "perfeição" da cidade, mas ao bem-estar e direito de todos como melhoria do policiamento, espaços de acolhimento e realocação de desabrigados, leis mais firmes,que contribuiriam para uma menor necessidade da utilização dessa técnica (Vírgula) já que, (Sem vírgula) traria uma sensação de segurança e zelo para a comunidade. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Reestruture: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
