Fundamental quando bem utilizado
O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil
Enviada em: 22/09/2024
Segundo o artigo n°6 da Constituição Federal de 1988, todo cidadão deve gozar de direitos como saúde, educação e segurança providos pelo governo. Decerto, o Censo, um levantamento abrangente e periódico sobre detalhes do país (Vírgula) visava auxiliar esta obrigação, servindo como papel fundamental para a criação de políticas públicas, porém, não isto não dialoga com a realidade, em que as leis no Brasil raramente abordam os problemas abordados pelas pesquisas. Em razão de poucos programas públicos voltadas as áreas mais carentes da população e a lógica sistemática de lucro, demonstrando a necessidade da criação de leis que abordem mais profundamente os dados dos Censos.
Primeiramente, a ausência de políticas públicas voltadas aos mais necessitados, (Sem vírgula) inutilizam o propósito do censo. Sob esta ótica, vale ressaltar a lei criada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual foram diminuídos os impostos sobre a venda de motos aquáticas, enquanto os levantamentos apontavam índices crescentes de fome e saúde. Desta forma, se percebe como existe uma carência de leis que abordem reais problemas do país, mesmo que estes desafios sejam apontados nas pesquisas. Assim, resultando na inutilização do censo e na crescente de problemas sociais do país. (Melhore a construção de relação entre as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a lógica capitalista de lucro incentiva a criação de leis que gerem mais dinheiro e não a solução dos problemas apontados pelos censos. Nesta perspectiva, o filósofo alemão, Karl Marx, abordou em seus livros como a valorização do capital, antagoniza a valorização das ações sociais. Paralelamente, se observa a realidade brasileira, em que sempre se busca o ganho monetário, mesmo que em detrimento do povo, gerando investimentos mais lucrativos e não aos sociais apontados por pesquisas. (Reestruture e explore essa discussão de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, se mostra necessária a intervenção do Estado, por meio do Ministério da Justiça, para a criação de leis que abordem mais profundamente os dados do censo, buscando investir onde as pesquisas apontam e não no mais lucrativo, visando melhorar a criação de leis sociais. Além disso, é de importância, a intervenção da mídia, por meio de propagandas e palestras que visem incentivar a população a cobrar seus representantes no governo para apoiar leis voltadas aos seus eleitores, assim, garantindo que sejam feitas leis para os que realmente precisam. Desta forma, garantindo que o censo seja utilizado para seu real propósito e não, seja inutilizado, tal qual está sendo atualmente. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
