O Censo como viabilizador de políticas públicas específicas
O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil
Enviada em: 22/09/2024
O Censo demográfico atua nas residências brasileiras através da coleta de dados. Suas pesquisas incluem perguntas acerca da situação sócio-econômica e acesso ao saneamento básico pela população. (Explore mais as discussões inciais)
Para que apresente dados precisos, o órgão responsável pelo censo, o IBGE (Desenvolva a sigla), necessita de um espaço amostral que contemple todo o território nacional. A abrangência da pesquisa (Vírgula) mesmo em cidades pequenas ou menos expressivas economicamente (Vírgula) garante resultados que representem as múltiplas realidades do nosso país. (Explore mais a discussão)
Através da coleta de dados gerada pelo censo, é possível verificar as necessidades mais latentes de uma determinada população. A implementação de políticas públicas eficazes é permeada pela assertividade em proporcionar ações que atendam às carências específicas de cada bairro, município ou estado. (Explore mais a discussão)
O censo é uma importante ferramenta na viabilização de políticas públicas específicas. Porém, depende da adesão da população e sua disposição em participar dos questionários. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso que o IBGE e o censo sejam mais popularizados e divulgados. Com a ascensão das mídias sociais e sua adesão entre diferentes faixas etárias, campanhas de marketing digital, incluindo vídeos explicativos, possibilitam a ampliação do conhecimento da população acerca da importância dessas pesquisas. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
