O CENSO E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil
Enviada em: 20/09/2024
O Censo demográfico, no Brasil, é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A coleta de dados ocorre a cada 5 anos (Reveja essa informação) e é de suma importância para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas. 
Em primeiro lugar, cabe salientar que as políticas públicas municipais e estaduais se efetivam por repasses do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Estados e Municípios. Esses repasses são calculados com base no número de habitantes de cada ente federativo apontado no Censo. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os dados apresentados pelo censo são a base para investimentos estratégicos na melhoria dos setores que mais precisam de recursos para o desenvolvimento social com vistas a diminuir as desigualdades regionais, como preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a falta de dados atualizados do censo pode acarretar políticas públicas elaboradas sem o conhecimento da quantidade real de pessoas a serem atendidas, desconhecimento do tempo necessário para resolver as demandas e alocação insatisfatória de recursos públicos para solucionar os problemas. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o censo é uma ferramenta primordial no desenvolvimento de políticas públicas e os entes federados devem liberar o acesso a dados públicos para suplementar as informações. Por fim, cabe maior empenho do governo federal na realização do censo, com o objetivo de incentivar ainda mais a participação da população na coleta de dados. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
O repertório apresentado precisa ser mais explorado. Apresente, também, todos os elementos da proposta de intervenção. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
