Censo: uma das principais ferramentas para a legitimação da função do Estado como garantidor de direitos.

O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Enviada em: 11/09/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não pode realizar as coletas domiciliares para o o Censo demográfico em razão da pandemia de covid-19 e dos cortes no orçamento. Tal coleta só pode ser realizada dois anos depois, o que impactou negativamente as políticas públicas entre 2020 e 2021, pois não foi possível concluir um levantamento mais preciso da situação socioeconômica e demográfica do Brasil em meio à pandemia. Assim, a dificuldade mencionada destaca a importância do censo demográfico para a criação de políticas públicas no país. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro instância, temos a coleta de dados como o principal instrumento do censo. (Truncamento) Pois, a coleta precisa desses dados permite análise que gera informações crucias para o governo e centros de pesquisa, como por exemplo o número de habitantes, como vivem e as características desses indivíduos. Dessa forma, é possível identificar os déficits e os avanços socioeconômicos e demográficos através do censo. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, temos que as políticas públicas são uma importante ferramenta para o progresso social. Isto é, são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal para garantir o bem-estar da população, que é declarado como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil no artigo IV. (Explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o censo demográfico é uma ferramenta importante para o progresso e o bem-estar social, pois o levantamento desses dados torna possível ao governos consumar os direitos previstos pela Constituição e legitimar seu objetivo como Estado. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Além disso, não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Combinado? Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     560
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200