O Censo e a Sociedade Brasileira
O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil
Enviada em: 10/09/2024
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 160 mil pessoas vivem em domicílios improvisados, como barracas, estabelecimentos, veículos, entre outros. O Censo demográfico é uma ferramenta crucial para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, pois fornece informações importantes sobre a população. Esses dados têm a função de orientar o governo a tomar decisões, além de identificar problemas presentes na sociedade brasileira.
O Censo demográfico no Brasil, também conhecido como IBGE,  (Reformule, já que é um programa/projeto do IBGE) tem papel fundamental no desenvolvimento e implementação de políticas públicas no país. Conforme o Censo de 2022, a taxa de analfabetismo é maior dentre as pessoas que residem em locais improvisados, concentrando-se, principalmente, na população que vive em barracas ou tendas. Esse dado expõe a situação precária da moradia, na qual uma parcela da população brasileira habita. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, informações como esta citada no último parágrafo são fundamentais para compreender a situação e modo de vida da sociedade. A partir disso, fica claro que o acesso à educação é limitado, o que afeta negativamente o desenvolvimento do Brasil. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Baseando-se nos dados citados anteriormente, é de grande importância investir na educação, visto ser benéfico economicamente e socialmente para o Brasil. Diante do exposto, torna-se evidente que o Censo é essencial para um país com políticas públicas melhores, que favoreçam a sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reeestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
