Estatística para a diferença: o censo na vida dos brasileiros
O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil
Enviada em: 09/09/2024
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo tem por objetivo reunir dados sobre como vivem os brasileiros a fim de orientar a criação de políticas públicas. Logo, é imprescindível reforçar a utilidade do processo, especialmente, no que diz respeito ao combate da discriminação a certos grupos sociais e ao gerenciamento eficaz do território.
Através das estatísticas da distribuição por sexo e por raça da nação, torna-se possível garantir, por intermédio legislativo, que grupos sociais historicamente negligenciados recebam a devida valorização pelo Estado. Consequentemente, aumentará o empoderamento de comunidades que se sentiam menosprezadas por sua própria nação e, gradualmente, os antigos pensamentos que fundam discriminações sociais tornar-se-ão extintos, levando a uma sociedade mais igualitária e democrática. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Também, a noção acerca da divisão de bens (materiais e imateriais) ao longo do território e suas divisões internas é muito útil na gestão governamental. Tendo esse conhecimento, as autoridades podem assegurar que os recursos como saúde, educação e saneamento básico alcancem a população brasileira equitativamente. Além disso, serve para direcionar o número de cargos políticos necessários em cada município, melhorando o gerenciamento federal. (Melhore a construção desse argumento. Abordagem apenas expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é importante que o censo seja realizado dentro do período recomendado, para garantir que as políticas públicas estejam de acordo com as necessidades populares. Logo, é interessante também ao Estado diminuir o período (atualmente decenal) entre os processos, o que seria possível se houvessem os investimentos econômicos adequados. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
