A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros
A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros
Enviada em: 23/08/2024
A Organização Mundial das Nações Unidas representa o desejo de promover melhores condições de vida para a humanidade. Porém, esse anseio ainda não se concretizou em relação à necessidade de debater sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros, visto que há uma invisibilização social e política acerca desse fato. Com isso, emerge um problema sério em virtude do consumismo e de um governo omisso. (Formulou a tese)
Dessa forma, em uma primeira análise, deve-se considerar o consumo excessivo como o principal fator para a problemática. De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, o problema não é consumir e sim o desejo insaciável de continuar consumindo. Consoante a isso, a obtenção exagerada de bens e serviços, muitas vezes supérfluos, aumenta o desperdício e causa o acúmulo de lixo, que geralmente é descartado incorretamente. Tais ações contribuem para a poluição do meio-ambiente, intervindo diretamente nas mudanças climáticas, o que prejudica os direitos básicos dos moradores do país, pois são afetados pelas catástrofes ambientais. Assim, é preciso reconhecer esse consumismo para que a situação seja superada. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ineficiência governamental mostra-se como um potencializador para o impasse. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange aos impactos negativos que a crise climática tem causado aos direitos fundamentais da população brasileira, uma vez que com esses eventos, como a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul que ocorreram este ano, há a destruição de infraestruturas, como moradias, hospitais e escolas. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível intervir sobre esse quadro lacunar. Para isso o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve promover campanhas de conscientização sobre preservação ambiental, a fim de inverter a inércia estatal e incentivar as pessoas a comprarem de forma consciente e, dessa forma, diminuir o desperdício, que gera a poluição e consequentemente as alterações climáticas. Isso deve ser feito por meio da mídia e das instituições públicas, como as escolas. A partir de ações como essas, o objetivo da ONU poderá ser realizado. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
