A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros

Enviada em: 10/08/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação à elas". Entretanto, o Brasil enfrenta dificuldades para enfrentar as questões de impacto ambiental, e, também social. Ambos entraves se relacionam e é necessário haver medidas para este problema. (Melhore a contextualização do tema)

Devido à desigualdade social os efeitos climáticos afetam principalmente os menos favorecidos (Explore mais esse argumento). Conforme os ideias de John Locke, é dever do Estado garantir a segurança e a liberdade de seus cidadãos. Paradoxalmente, a nação contradiz as ideias do filósofo, e, consequentemente, não cria ações para proteger o povo desses desastres.

(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar que esta problemática não é recente, pois como é ilustrado na música "A Cheia de 24", de Luiz Gonzaga, a falta de estrutura para auxiliar a população resulta em morte e miséria. Apesar da diferença temporal, a canção expressa a urgência de solucionar esse problema que aflige o solo nacional. (Explore mais o argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, tendo em vista o panorama da situação, é necessário que o governo, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, articule campanhas a fim de ajudar a combater esse cenário. Simultaneamente, torna-se essencial a construção adequada de abrigos que visem o bem-estar de sobreviventes, cuja finalidade será a proteção geral dos afetados.​​​​​​​ (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto os argumentos precisam ser mais aprofundados. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200