texto da Eve, meio ambiente
A importância do debate sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos dos brasileiros
Enviada em: 02/08/2024
No filme "Depois da Terra", protagonizado por Will e Jaden Smith, após anos de devastação ambiental, o planeta Terra passa a reconhecer seres humanos como “parasitas” que precisam ser eliminados, assim todos os vegetais e animais se adaptaram para erradicar a espécie. Do mesmo modo, fora da ficção, a sociedade tem sido causadora do agravo das mudanças climáticas. (Truncamento) Que, por sua vez, tem impactado os direitos básicos dos brasileiros, o que torna necessário o debate sobre como os governantes estão lidando com as alterações ambientais e como a ciência pode ajudar o Brasil nesse desafio. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, os governantes são responsáveis por cuidar do bem-estar das pessoas e resolver – ou minimizar- qualquer adversidade que venha contra a esse propósito. Na obra "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, nota-se a importância da coletividade e que o poder administrativo entregue a maus líderes há, em consequência, injustiças e sofrimento. Dessa forma, sabendo que as mudanças climáticas têm afetado plantações, levando fazendeiros ao prejuízo financeiro, encarecendo o produto e trazendo insegurança alimentar, já que com preços mais altos diminui-se a quantidade de suprimentos, é necessário que a população fique atenta em como seus gestores agem a fim de mitigar os impactos ambientais de forma que as classes mais baixas não sofram tanto e que os prejuízos das empresas sejam o menor possível. Assim, com um governo que visa equidade os direitos básicos serão assegurados mesmo com as mudanças climáticas. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a ciência se mostra essencial tratando-se de prevenção de desastres ambientais derivado de causas naturais. No documento "Brasil 2040", foi realizado um estudo aprofundado das alterações climáticas que o Brasil sofrerá nos próximos anos se nada por feito para resolver os atuais problemas. O ocorrido no Rio Grande do Sul poderia ter sido evitado, pois, além de já estar previsto no documento, é um problema recorrente na região (Melhore a construção dessa ideia). Com isso, usando a ciência a favor dos brasileiros (Vírgula) pode-se combater os terríveis impactos que estão sendo vistos atualmente adaptando construções para que respeitem o período de cheia e estiagem. (Truncamento) Uma vez que grandes enchentes ferem o direito à moradia, o direito de ir e vir previsto na Constituição, medidas precisam ser tomadas para que a lei seja efetivada.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, muito ainda precisa ser debatido para que a sociedade aprenda a escolher bons governantes para que estes efetuem decisões inteligentes que ajudem o povo que sofre com as mudanças climáticas. Assim como o Ministério da Educação deve investir especialmente em pesquisas científicas, por meio de eventos de arrecadação de fundos e criar um programa podendo chamar-se Mais Ciência que terá como propósito solucionar e prevenir problemas ambientais de forma sustentável e econômica. Dessa maneira (Vírgula) os seres humanos serão a cura do planeta e não parasitas como no filme anteriormente citado. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite as discussões, pois há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
