A Importância da Atenção Especial à Saúde Mental dos Idosos Brasileiros

A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 03/07/2024

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população idosa brasileira representa um grupo social que requer atenção especial, haja vista a sua saúde mais fragilizada. Diante desse cenário, é fundamental discorrer sobre como o isolamento social e o etarismo prejudicam a saúde mental das pessoas com idade avançada. (Melhore a apresentação dessa discussão)

Em primeiro plano, o isolamento social é um fator determinante para a debilitação da saúde mental dos idosos. Nesse sentido, o Estatuto da Pessoa Idosa institui o dever da família de efetivar o direito à saúde, à dignidade, ao respeito, à convivência familiar, entre outros. No entanto, o abandono familiar representa uma grave ameaça à concretização desses direitos, uma vez que o consequente isolamento social contribui significativamente para quadros de depressão (Explore mais a discussão). Assim, é necessário meios para evitar a perpetuação desse revés a essa população vulnerável.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) No mais, o etarismo é outro elemento que afeta a plenitude mental. Sob essa ótica, o filósofo Pierre Bourdieu, em sua obra “O Poder Simbólico”, aborda como a “Violência Simbólica” legitima e naturaliza a imposição de valores sociais pela classe opressora, resultando na marginalização das minorias. Dessa forma, a estigmatização da pessoa idosa nas diversas instituições sociais representa um impasse na garantia da saúde mental dessas pessoas, visto que a discriminação social pode acarretar ansiedade e depressão. Com isso, pode-se observar que o etarismo é um verdadeiro percalço à saúde mental. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o Poder Público empreenda esforços no combate a essa problemática a fim de atenuá-la. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, mediante programa de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa, fiscalize e garanta os direitos garantidos no Estatuto da Pessoa Idosa, bem como forneça asilo e apoio psicológico aos que sofreram abandono familiar. A partir disso, será possível oferecer amparo aos que são vulneráveis devido à idade avançada. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200