Os desafios do envelhecimento
A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros
Enviada em: 02/07/2024
Como envelhecer de forma saudável e digna? Esse é um desafio de todos e não apenas de caráter individual. Classificar uma pessoa apenas como velha é atribuir ao tempo dela um diagnóstico de doença e reforçar o estigma do preconceito de idade. Mas há caminhos para reduzir o etarismo e trazer ao idoso garantias de uma vida mais saudável. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
O Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de 2003, assegura com absoluta prioridade a efetivação à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao espote e lazer, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados publicados pelo IBGE (Desenvolva a sigla) em 2019, 13% dos idosos são afetados pela depressão. Além disso, um documento da Organização Pan-Americana de saúde recomenda ações do governo, agências da ONU (Desenvolva a sigla), sociedade civil e setor privado. (Desenvolva mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, deve-se incentivar o idoso a participar de atividades sociais, prática de exercícios físicos e cognitivos (aprender uma nova língua, por exemplo), manter uma boa alimentação e fazer acompanhamento médico. Esses são alguns dos cuidados essenciais que se deve dispensar a quem tanto contribuiu com a sociedade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
