O uso excessivo de tecnologias e os impactos na saúde mental infantil.
Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia
Enviada em: 10/06/2024
Ao refletir sobre o aumento da ansiedade infantil, é elementar ponderar acerca da relação entre este transtorno e a tecnologia. Neste sentido, defende-se que a hiperconectividade é uma das causas do aumento da ansiedade em crianças pois contribui para a deteriorização da saúde mental. Para aprofundar-se no tema, é necessário discorrer sobre o uso indiscriminado desta tecnologia, a criação de regras, limites e soluções possíveis em um cenário contemporâneo e de dependência tecnológica.
Ocorre que a hiperconectividade é um fator preponderante no aumento da ansiedade infantil, visto que o excesso de estímulos e informações ocasiona um esgotamento psicológico e conforme afirma a psicóloga Joyce Bonfante, pode causar vários efeitos negativos na saúde mental das crianças. Além disso, o uso excessivo desta tecnologia também pode causar sintomas físicos como irritabilidade, falta de sono, cansaço e dores de cabeça. Em um mundo contemporâneo, cuja dependência por tecnologia é extremamente alta é necessário saber utilizá-la da melhor forma possível qual seja produtiva, inteligente e saudável. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, a responsabilidade de impor limites e monitorar a utilização dessas redes é dos pais e/ou responsáveis, que devem incentivar o uso consciente deste aparato tecnólogico, também identificar alterações comportamentais destas crianças e a necessidade de ajuda profissional, sempre que estiver afetando a vida diária, como rotina de estudos e principalmente a interação social, para que o tempo dispendido no mundo virtual seja da maior qualidade e equilíbrio possíveis.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, verifica-se que há soluções possíveis para um cenário contemporâneo e de dependência tecnológica. Uma delas é a imposição de limites e o controle do tempo de acesso ao mundo virtual feito pelos responsáveis, de modo que estas crianças tenham o benefício da tecnologia sem uma relação de dependência. A intervenção de um profissional sempre que for necessário tratamento terapêutico de acordo com as circunstâncias e o estado mental dos envolvidos. Desta forma, a tecnologia e seu uso consciente será um fator de desenvolvimento sócio, mental e cultural. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
