As consequências do bullying escolar
A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil
Enviada em: 20/05/2024
A prática do bullying abrange diversas formas de violência que ocorrem principalmente no ambiente escolar. Essse conceito gera graves consequências no desenvolvimento mental do jovem, tais que representam grandes desafios e requerem atenção da sociedade, em especial da mídia e das instituições de ensino. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Quando o assunto é bullying, a escola tem um papel importante na conscientização e no combate ao problema. De acordo com um artigo de "Harvard Review of Psychiatry", alguém que sofreu preconceito quando criança tem 22 vezes mais chance de desenvolver crise de pânico e comportamentos suicidas no início da fase adulta. Assim, sendo o principal ambiente portador deste mal, é visível a importância da intervenção da escola que portanto deve implementar estratégias preventivas (Vírgula) a fim de esclarecer e evitar o bullying.
(Melhore a estratégia coesiva) A mídia se caracteriza como um enorme impacto em nosso cotidiano, logo, contando com o dever de causar a sensibilização social em meio a este tipo de opressão. Como já diria Edmund Burke - "A imprensa é o quarto poder.", essa citação nos leva a refletir sobre o poder da mídia acerca de nossas vidas, entretanto, se usada corretamente, teria um forte potencial informativo no combate ao bullying. (Melhore a apresentação da discussão)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, concluo que, em relação ao bullying, é nítido o carecimento de uma reação escolar, trabalhando em projetos de prevenção através de palestras, debates, aulas e acompanhamento psicológico dos alunos, além da mobilização da mídia na divulgação em objetivo da ampliação do alcance do tema. Nesse caminho, creio que estaremos rumo a uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
