O medo e o mal
A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil
Enviada em: 20/05/2024
No filme Extraordinário, o personagem Auggie sofre com as falas ofensivas de seus colegas na escola. Isso é um exemplo de bullying que continua persistente nas escolas brasileiras. O medo e a maldade são os principais fatores que influência na persistência da prática. (Explore mais as discussões iniciais)
Um dos motivos é o temor de que as vítimas e as testemunhas sentem ao serem chantageadas pelos agressores. Com isso, a falta de denúncia faz com que as agressões continuem. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) O outro fator é o orgulho da prática do mal que é sentida pelo alvo. Eles provocam e machucam para que tenha mais atenção e poder sobre os outros. Infelizmente, esses não veem as consequências do ato. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos dados (Nenhum dado foi apresentado) mencionados, a prática do bullying no ambiente escolar ainda continua. A escola e os pais são responsáveis pela educação das crianças. Punições severas pela a prática ajudaria resolver o problema. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) contribui com a obediência e o respeito nas escolas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
