Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 11/03/2024
Dentre os diversos desafios enfrentados pelo sistema de educação brasileira, a inclusão de alunos com deficiência visual é um dos mais laboriosos. Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) de 2018 mostram que há mais de 1,2 (um milhão e duzentos mil) milhão de estudantes com cegueira ou baixa visão matriculados nas escolas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Embora os números sejam altos, a inclusão não se limita à matrícula, uma vez que a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) Artigo 3o garante a igualdade de condições não somente ao acesso, mas também à permanência na escola. Para isso, é necessária a adaptação do ambiente às necessidades dos educandos, professores capacitados e materiais adequados. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, existem alguns recursos que são imprescindíveis para a aprendizagem dos alunos com limitações visuais, tais como piso tátil e corrimões para acesso facilitado à sala de aula. Além disso, é importante a utilização de materiais de leitura e escrita em Braille e maior tempo para a execução das atividades em questão, de forma a permitir o avanço de cada estudante.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é possível salientar que a inclusão, apesar de ser complexa, pode ser feita mediante a cooperação entre os estados e municípios no investimento em ambientes escolares adaptados. Ademais, a capacitação de novos professores é um fator indispensável, junto à valorização do magistério e o diálogo entre todas as partes envolvidas, tendo em vista que a educação é um direito de todos e dever da família e do Estado. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
