Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 06/03/2024
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diz que, (Sem vírgula) é dever do Estado assegurar as crianças e adolescentes atendimento especializado aos deficientes. No entanto, nota-se uma série de dificuldades como a falta de profissionais qualificados, assim como a falta de recursos e materiais adequados para o ensino. Logo, essas dificuldades precisam de um olhar sensível dos órgãos competentes responsáveis pela educação para que se possa garantir e oportunizar o aperfeiçoamento dos educadores e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos deficientes visuais. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, é importante mencionar que a deficiência visual é caracterizada como uma incapacidade, limitação ou perda total da visão. Paralelo a isso, percebe-se que, para cada tipo de característica (Vírgula) existe um método de ensino-aprendizado diferenciado. Porém, observa-se que muitos educadores não têm a formação qualificada para saber lhe dar com cada situação. Sendo assim, é de total relevância o investimento e reciclagem no aperfeiçoamento desses profissionais.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de recursos e materiais didáticos como Braille, computadores e livros adaptados, fortalecem a dificuldade dos educadores em repassar o ensino e consequentemente dos alunos aprenderem. Com isso, para que exista aprendizagem de qualidade e para que os profissionais trabalhem com mais responsabilidade afetiva e inclusiva (Vírgula) é importante o Estado investir no sistema educacional. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, entende-se que os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação é um obstáculo vivenciado há anos por ambas as partes. Assim, cabe ao poder público investir nos educadores através de formações continuadas direcionadas para essa dificuldade de deficiência visual, juntamente com recursos e materiais didáticos apropriados para que os professores desempenhem seu serviço com maestria e para que os alunos desenvolvam uma excelente aprendizagem aliada ao sentimento de inclusão, respeito e igualdade. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
