Estorvos enfrentados diariamente pelos deficientes visuais.
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 06/03/2024
As dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional tem como base desde metodologias de ensino ao formato conteudista. Na realidade atual, a sub-representação de grupos minoritários amplia o leque de implicações ao sistema. Dessa forma, gera desafios como materiais pouco adaptados e a estigmatização social. (Melhore a contextualização do tema)
Neste viés, é válida a abordagem em relação a livros e aulas, visto a impossibilidade de uso por esta minoria. Em alusão a isso, Hebert Spencer, (Sem vírgula) descreve o darwinismo social, onde grupos incapazes de se adaptar estariam fardados ao fracasso. Em síntese, a sociedade atual se aproxima do preocupante efeito social proposto por Hebert.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é indispensável a análise da recepção dos deficientes visuais nos grupos sociais. A obra "Quarto do despejo" (Vírgula) de Carolina Maria de Jesus, aborda de forma direta a rejeição e a segregação de minorias. Em correlação com a realidade, pode-se atestar o efeito com os cegos de uma forma geral.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, o Governo Federal - Órgão de poder máximo- deve por criar um programa chamado "pró-cegos" cuja finalidade é distribuir de forma gratuita materiais adaptados a este grupo, por meio da arrecadação de impostos, a fim de criar uma sociedade mais igualitária. (Não apresentou a proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
