Deficientes visuais e sua inclusão na educação
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 04/03/2024
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu paragrafo 2° Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. (É uma citação? Use aspas) Entretanto não é o que acontece na inclusão de pessoas com deficiência visual em nossa sociedade. (Melhore a contextualização)
Em primeira análise, nota-se que muitos desafios são encontrados quando o assunto é inclusão. A falta de acessibilidade, por exemplo, é um grande problema a ser percebido, pois existem muitas barreiras, tanto nos espaços escolares como nos espaços ambientais e físicos, especificamente nas áreas urbanas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a inclusão de deficientes visuais na educação é um desafio maior ainda, pois sabe-se, (Sem vírgula) que falta políticas públicas voltadas para colocar em prática a lei mencionada anteriormente. É sabido que na maioria das escolas brasileiras não existem equipamentos adequados nem profissionais de educação qualificados para atender as peculiaridades de pessoas com deficiência visual. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações por parte do Ministério da Educação (MEC) são necessárias para o enfrentamento dos desafios de inclusão, como liberação de verbas destinadas à formação de professores e a compra de equipamentos adaptados para melhor atender pessoas com deficiência visual. Seguindo isso, é possível melhorar e ampliar as possibilidades de inclusão a todos deficientes visuais e (Vírgula) assim, proporcionar uma educação mais igulitária e de qualidade a todos indivíduos em nossa sociedade.  
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
