Por uma educação mais inclusiva
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 03/03/2024
A cada dia fica mais notável a necessidade de incluir pessoas com deficiência (PcD) em nossa sociedade. Nos dias atuais, até mesmo obras de literatura, como “O Extraordinário” (Vírgula) abordam o sofrimento dos membros dessa comunidade por serem “diferentes”. Um caso parecido é o dos deficientes visuais, visto que determinadas restrições, quando não tratadas com a necessária atenção, podem prejudicar a sua educação. Nesse contexto, é necessário que, (Sem vírgula) a esse aspecto cotidiano dos deficientes visuais, seja relegada a verdadeira importância por parte de profissionais da área e do Estado.
Assim sendo, além do preconceito sofrido por pessoas com deficiência visual, elas também acabam passando por dificuldades relacionadas ao seu aprendizado. A educação brasileira, em especial a pública, tem apresentado falhas e uma delas parte do princípio da incapacitação mostrada pela comunidade em geral de lidar com a população que apresenta esse tipo de deficiência. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de mecanismos inclusivos não deve se tornar um empecilho para os deficientes da visão. Medidas que facilitem a educação desse público existem e devem ser aplicadas: uma delas é o Braille, que, porém, não é acessível a todos na maioria das vezes.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos problemas apresentados, é necessário um esforço profissional para uma educação igualitária entre os portadores de deficiências visuais e os não-portadores, conforme previsto pelo educador Paulo Freire, quando afirmou: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”, sendo, desse modo, necessário aprender com o diferente para tornar a educação mais igual. Também se mostra imprescindível uma ação estatal que conscientize e capacite toda a população quanto à necessidade da inclusão e educação da comunidade com deficiência visual, minimizando, assim, as restrições impostas a essa população no âmbito da aprendizagem e, consequentemente (Vírgula) a esperança por um futuro melhor. (Proposta não foi apresentanda conforme a estrutura do texto)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
