Todo inclusão é coletiva
Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação
Enviada em: 02/03/2024
Como afirmou o professor Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, assim é possível compreender que a existência por si só da estrutura e dos meios sem a inserção da sociedade e dos problemas presentes nela dentro do espaço educacional, tanto a sociedade quanto a educação não avançam, porque não trazem respostas às necessidades sociais. Desse modo, é essencial estruturar o espaço de aprendizado para atender os diversos grupos sociais, dentre eles as pessoas com deficiência visual. Tal medida, pode ocorrer por meio de práticas inclusivas que sejam específicas para o ponto em questão, como: adaptações estruturais e preparação do corpo escolar e da sociedade. (Melhore a contextualização)
A preparação do corpo escolar por meio de métodos inclusivos e específicos para o grupo em questão como : ministrar aulas com materiais apropriados, gravar aulas que contenham descrição mais detalhada dos conteúdos, descrever as figuras para os alunos, caracterizar as imagens e posições são alguns dos meios que possibilitam transmitir conteúdos sem comprometer a qualidade do que é informado aos demais alunos, assim como propicia que docentes e discentes com deficiência visual tenham (Melhore essa construção) acesso adequado ao conteúdo.
(Melhore a estratégia coesiva) Assim como, (Sem vírgula) a escola precisa ter materiais em braile para que os docentes e os discentes com cegueira possam ter acesso aos conteúdos, esses que devem ser os mesmos ensinados para os demais alunos para não representar ato discriminatório. Medidas como essas garantem que o aprendizado seja uniforme para todos, logo igualdade de aprendizado. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) A estrutura escolar com caminhos sinalizados, sinais sonoros, passeios e salas sem desvelamento ou buracos no piso são alguns pontos que tornam a escola inclusiva e também mais segura para a locomoção de pessoas com deficiência visual, desse modo a tornando mais convidativa para a matrícula e continuidade desse público na escola.(Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Atrelados aos fatores citados, políticas públicas que visem a continuação dos alunos em sala, (Sem vírgula) são fundamentais, como capacitação de todos os envolvidos, seja das pessoas que fazem a limpeza, alunos, pais e mães, cozinheiros e cozinheiras para que possa lidar com questões específicas das pessoas com cegueira, já que essas podem ter necessidades específica. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é possível trazer que a inclusão é um meio que provoca mudanças sociais importantes não apenas para as pessoas com deficiência visual, mas para todo o corpo escolar e social, já que é preciso o engajamento e apoio contínuo de todos. Mas é fundamental a preparação estrutural da escola, capacitação de professores, alunos e adaptações de materiais. Do mesmo modo, é fundamental implantar políticas públicas que tragam resultados no longo prazo e que prepare a sociedade continuamente para respeito e inclusão do grupo em questão. Desse modo, é possível garantir que os alunos cegos ou com baixa visão tenham as mesmas oportunidades educacionais que os demais estudantes.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturada e explorada de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
