Ditadura da beleza. IT
Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante
Enviada em: 23/02/2024
A boneca Barbie é alvo de muito discussão quando o assunto é a ditadura da beleza e seus malefícios na saúde, desde muito cedo mulheres se inspiram na sua aparência, algumas até de maneira exagerada , almejando ter os mesmos traços que aquele personagem. Tal problemática, (Sem vírgula) vem crescendo no sociedade atual, principalmente devido a essa imposição sobre o corpo feminino e os impactos no físico e mental.
Em primeiro plano, a idealização do corpo feminino perfeito é uma discussão recente, porém, é algo projetado desde o começo da história humana, dentre alguns achados arqueológico pré-históricos se destaca uma estátua com corpo feminino onde é possível ver traços desejados nas mulheres da época, corpo largo e avantajado. Sendo assim, consta-se uma certa imposição sobre o corpo feminino. Transportando ao tempo atual, tal prática continua de maneira exacerbada, incentivada por programas de TV, cinema, revistas e principalmente internet, onde somente mulheres com um padrão estético são aceitas. Todavia, grupos e movimentos sociais crescem cada vez mais promovendo a quebra desse pensamento retrógrado.
(Melhore a estratégia coesiva) Em segundo plano, os impactos gerados por essa ditadura da beleza já são observados nas mulheres de todas as idades, tanto físico como mentalmente, é muito comum observar meninas jovens já inconformadas com sua imagem (Vírgula) procurando se espelhar em um padrão incansável, como por exemplo, crianças negras almejando ter cabelos loiros e olhos azuis como suas bonecas, na idade adulta, acontece alguns distúrbios mentais como a dismorfia corporal e anorexia, tais distúrbios podem comprometer tanto eats psicologicamente com fisicamente. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Urge (Vírgula) na atual conjuntura, meios de reverter essa imposição sobre os corpos femininos assim como os seus efeitos no físicos e mentais nas mulheres. Nesse sentido, cabe à família estar ciente nobre essa temática, afim de reduzir os impactos desse pensamento nas futuras gerações, por meio do diálogo da família sobre o tema, somado a isso, é possível o aprofundamento nessa questão com a associação das famílias em conjunto com as escolas. Ademais, a sociedade junto do Estado devem estimular o debate sobre os efeitos que podem ser provocados por esse pensamento machista, por meio de campanhas e movimentos sociais de aceitação de todos os tipos de corpos. (Truncamento) Pois somente assim, a ditadura da beleza pode ser finalmente superada depois de tanto tempo.
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
