Cancelamento virtual: impactos na saúde mental e a necessidade de atendimento psicológico virtual
Impactos do cancelamento virtual na saúde mental
Enviada em: 15/01/2024
No livro "Extraordinário", o personagem principal sofre de uma doença genética que lhe causa deformidade facial. No decorrer da narrativa, percebe-se o medo do personagem acerca do preconceito, consequentemente, levando-o ao distanciamento social. Paralelamente com a realidade, comportamentos semelhantes podem ser observados nos usuários de mídias social vítimas de cancelamento virtual, tais como a reclusão social e o desenvolvimento de doenças mentais.
A priori, é importante frisar que o cancelamento virtual, em sua maioria, é composto por um grupo de pessoas que minimizam um indivíduo. Seja por opiniões divergentes ou atitudes que levam ao julgamento. Destarte, o medo de ser impactado pelo cancelamento resulta na reclusão de um usuário virtual, deixando-o incapacitado de se expressar e interagir com outrem. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é evidente o desenvolvimento de doenças mentais em pessoas impactadas pelo cancelamento virtual. Recentemente, uma jovem chamada Jéssica foi vítima desse ato, o que resultou em seu autoextermínio. Os ataques sofridos, abundantes de agressividade e humilhação, levam à negatividade do indivíduo atacado, abalando sua saúde mental. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe ao governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, a criação de postos de atendimento psicológicos virtuais para vítimas desse tipo de ataque e possíveis denúncias, a fim de minimizar os impactos na saúde mental resultantes do cancelamento virtual. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
