Eu cancelo, tu cancelas, nós cancelamos, eles cancelam
Impactos do cancelamento virtual na saúde mental
Enviada em: 11/01/2024
Na última segunda-feira, dia 08/01/2024, estreou mais uma temporada do reality show Big Brother, onde 26 pessoas são confinadas e monitoradas 24 horas por dia. Apesar de ser um programa com 24 anos de existência, foi apenas nos últimos anos que passou a ter forte presença nas redes sociais. Isto se justifica pela inclusão de participantes famosos, os quais já possuem milhares de seguidores em ambiente virtual. (Melhore a contextualização do tema)
Por ser um programa de grande audiência, todas as atitudes e ações tomadas por seus participantes são vistas, comentadas e julgadas nas redes sociais, gerando consequências. Quando uma atitude não é bem vista pelo público espectador, não demora a tardar os comentários, as perdas de seguidores e consequentemente o cancelamento virtual. O público virtual entende-se no direito de cancelar virtualmente um indivíduo, (Sem vírgula) por apoiar-se numa premissa de que ao se expor, a pessoa exposta aceita os julgamentos e críticas, sem ter direito de defesa ou perdão. (Melhore a apresentação da discussão. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto o que passa despercebido por quem cancela, muitas vezes, é o mal que este cancelamento tende a fazer a quem o recebe. Por mais que se trate de críticas e ações em ambiente virtual, as consequências não ficam apenas neste mundo digital. As pessoas que são virtualmente canceladas veem de uma hora para outra sua vida mudar, se sentem excluídas e começam a nutrir pensamentos negativos sobre si mesmas. Estes pensamentos podem dar origem a problemas como depressão e ansiedade, problemas que fogem do virtual tornando-se um problema de saúde pública, um problema concreto e real
(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário haver um comedimento com relação ao nível de exclusão digital cometido pelo público virtual. É preciso que fique bem claro a que comete o cancelamento virtual as consequências que ele vem a causar no mundo real, principalmente o impacto na saúde mental do cancelado. Não basta apenas orientar, são necessárias medidas de regulação com relação aos limites das críticas feitas em ambiente virtual, para que o direito da liberdade de se expressar não sobreponha o bem estar pessoal e a saúde mental. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
