*Invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher*
Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Enviada em: 28/12/2023
No filme "minha mãe é uma peça" (2013), dona Hermínia é uma mãe superprotetora que cuida dos dois filhos adultos. Ela se sente sobrecarregada com as responsabilidades da maternidade e tenta encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Assim, mostra-se relevante pensar na invisibilidade do cuidado realizado pela mulher que é de fato um problema na sociedade, por exemplo, meninas que desde a infância já começam a estar no trabalho e sendo elas de pele negra. (Reestruture as discussões iniciais)
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/1990) proíbe o desempenho de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, podendo o adolescente trabalhar como aprendiz a partir dos 14 anos. Sendo assim, o indivíduo acaba tendo vários problemas de saúde, e se tornando solitário, pelo simples fato de estar trabalhando e não no ambiente adequado para eles, inibindo as relações sociais e lazer. (Reveja o recorte)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, por elas serem de pele negra acabam se submetendo ao trabalho escravo e sendo exploradas. Nota-se que nos tempos da antiguidade as meninas de pele escura eram mais procuradas para o trabalho de má qualidade, por isso, medidas deve ser tomadas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, para que a invisibilidade contra as mulheres acabe, é necessário que o governo invista em políticas de cuidado e serviços a disposição da mulher, tornando uma lei que entre a favor do direito ao indivíduo e doações onde busque ajudar toda mulher do Brasil, sendo assim as mulheres possam ser mais vista na sociedade e o seu trabalho não seja menosprezado. (Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
