Invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil
Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Enviada em: 22/12/2023
Redação sem título
O filósofo brasileiro Raimundo Teixera Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem é Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente entre eles a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil representa uma antítese a máxima do símbolo pátrio, uma vez que não leva a progresso nenhum. Tal problemática está relacionada à falta de medidas governamentais e fatos históricos sempre presentes na sociedade brasileira e é algo que precisa ser resolvido.
Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder público enquanto mantenedora da problemática, (Justaposição) acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã" defende a incubência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades contudo não vão de encontro com a ideia de Hobbes uma vez que não criaram uma lei específica para a proteção do trabalho de cuidado realizado principalmente pelas mulheres. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se que a mulher sempre foi vista como mão de obra para o trabalho de cuidado sendo responsável pelo zelo da casa é das crianças, como exemplo podemos citar a colonização do Brasil o qual os senhores utilizaram as mulheres negras para seus afazeres domésticos e para seres babás dos seus filhos ajudando suas esposas que também ficavam em casa sem a participação do trabalho renumerado. Tal visão se encontra na cabeça das pessoas até os dias atuais e muitos não valorizam o trabalho de cuidado e pensam que o lugar da mulher é mesmo na "cozinha", apesar dessas já terem conquistado um lugar muito maior na sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depeende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Cabe ao Poder Judiciário a criação de uma lei específica para o trabalho renumerado, afim  a fim de proporcionar salários justos e direitos trabalhistas. Cabe também ao ministério de educação juntamente com as escolas realizarem a conscientização acerca da importância do trabalho de cuidado renumerado e ainda mais o não renumerado, através de palestras, campanhas e postagens, proporcionando a valorização dessas mulheres que sofrem uma invisibilidade, (Justaposição) assim o lema de Raimundo Teixera se fará realidade também para a nação.
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
