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Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
Enviada em: 16/12/2023
O conto "Maria", escrito pela renomada autora Conceição Evaristo, narra a história de uma mulher trabalhadora, mãe solteira, cujo pai de seu filho mais velho atua em operações criminosas, ausentando-se da família. Embora o texto seja fictício, quantas "Marias" não se fazem presentes em nossa sociedade, deparando-se com as dificuldades da dupla jornada de trabalho e da falta de apoio e reconhecimento em relação à criação dos próprios filhos. Desse modo, a origem da invisibilidade social da mulher é fruto de uma sociedade construída sobre o patriarcalismo histórico, originando-se em tempos coloniais, permanecendo no contexto da economia moderna, marcada pela industrialização, e estendendo-se até a atualidade.
Primeiramente, deve-se analisar o conceito de Patriarcalismo. Segundo o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, desde o período colonial o Brasil caracterizou-se pela figura do "homem branco" dono não somente de escravos, mas também de sua própria esposa e filhos. Sendo assim, a figura feminina fora subjugada historicamente, consequentemente, suas atividades de cuidado para com a família foram negligenciadas da relevância social, desconsiderando-se o devido prestígio e relevância perante a sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a modernização do país e de sua economia trouxe um novo problema social: a dupla jornada de trabalho feminina. As medidas modernizadoras de J. K na década de 50 promoveram um massivo êxodo rural e a consequente urbanização do país. Entretanto, o aumento do custo de vida obrigou milhões de brasileiras a ingressarem no mercado de trabalho, sendo responsáveis dessa maneira não somente pelas atividades de cuidado para com a família, mas também pelo sustento econômico de sua residência. Sendo assim, mesmo com os avanços tecnológicos e econômicos, não houve incremento do prestígio social da figura feminina, permanecendo a situação de opressão exercida pela sociedade machista.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, considerando as estruturas históricas da invisibilidade feminina, assim como sua relevância no que diz respeito às estruturas sociais e econômicas, faz-se necessário que o Estado promova campanhas de conscientização, seja por meio da mídia ou pela divulgação em espaços públicos, referentes ao fundamental papel feminino no exercício das atividades de cuidado. Dessa forma haverá a possibilidade de proporcionar uma sociedade mais consciente e que saiba da importância da figura da mulher na sociedade brasileira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
