Um problema complexo
Aumento da violência nas escolas do Brasil
Enviada em: 23/11/2023
O aumento na violência das  nas escolas é um problema público que preocupa a todos. Mesmo assim, pouco foi realizado de efetivo até o momento para solucioná-lo. As soluções que existem ora atribuem a responsabilidade somente à escola, ora somente às delegacias de policias. É preciso, no entanto, de uma ação integrada que antes de tudo enfrente à misoginia e à liberalização das armas. (Contextualize o tema e formule a tese)
Em primeiro lugar, é preciso considerar o papel que a misoginia desempenha nesses ataques. Com efeito, todos eles foram realizados por adolescentes ou adultos do sexo masculino, e a maioria das vítimas são do sexo feminino (Reestruture essa discussão). Ora, não se trata de uma coincidência: esses ataques têm uma clara motivação misógina, o que demanda uma política pública de combate à misoginia.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, cabe ressaltar o efeito da liberalização das armas no Brasil. De fato, a maioria dos ataques foram realizados com armas de parentes, o que indica que a liberalização do acesso a armas nos últimos anos pode ter contribuído com esse cenário. A propósito, não se combate a violência com mais armas, razão pela qual atribuir a responsabilidade somente às polícias, especialmente em sua versão militarizada, é um erro colossal. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é preciso entender que o aumento da violência nas escolas é um problema público cuja solução depende da ação integrada de várias políticas públicas. Nesse sentido, os diversos entes federados, em ações coordenadas, devem não apenas trabalhar lado a lado com as escolas e as policiais em sua versão de inteligência, mas especialmente desenvolver programas que primeiramente ataquem a misoginia e reduzam a circulação de armas, pois só assim esse tipo de violência começará a diminuir. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
