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Aumento da violência nas escolas do Brasil
Enviada em: 10/11/2023
´´Ensaio sobre a cegueira`` retrata a inviabilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na dificuldade dos estudantes para concluir o ensino sem que haja interrupções por atos violentos. Com isso, urge um sério problema em virtude da lacuna educacional e a falta de segurança pública. (Formulou a tese)
Nesse contexto, primeiramente, percebe-se que é preciso atentar no bullying presente nas escolas. Para Sêneca, a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Sob perceptiva, o aluno que sofre situações vexatórias dentro na instituição e não é acolhido, tende a se revoltar. Isso um comportamento explosivo (Melhore a construção de sentido) por parte desses alunos, causando um possível massacre nas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, outro fator influenciador é a ausência de medidas protetivas ao redor das escolas. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos têm direito à segurança pessoal. No entanto, não se desdobra no cenário brasileiro que o Estado não promove o direito de segurança aos alunos de escolas públicas. Assim, facilitando as invasões e ações ilegais dos próprios alunos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível atuar sobre essa situação. Por isso, cabe as  às escolas elaborarem campanhas contra o bullying a fim de conscientizar os indivíduos para que evite quadros como esses. Ademais, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investirem em novas leis que promovam o direito dos estudantes em qualquer instituição educacional (Vírgula) zelando pelo seu bem-estar, como assegura a lei. Por fim, com tais providências haverá um Brasil que superou o aumento da violência nas escolas. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
