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Aumento da violência nas escolas do Brasil
Enviada em: 04/11/2023
No filme “Elefante”, dois dos personagens fazem um massacre na escola em que estudam, a obra nos traz reflexões relacionadas ao bullying e a facilidade de jovens conseguirem armamento. Infelizmente tal conjuntura está intimamente ligada ao contexto hodierno, tendo em vista que o aumento da violência nas escolas do Brasil ainda é um entrave persistente em nossa sociedade. Isso ocorre devido ao fator social e a negligência estatal. (Formulou a tese)
Diante desse cenário (Vírgula) é preciso analisar o quesito sociocultural e suas implicações na temática. De acordo com o filósofo Jean-Paul Sartre “a violência seja qual for a forma em que se manifesta, é sempre uma derrota”, nesse sentido o bullying e a exclusão são formas de ataque que acarretam comportamentos de ódio aos que sofrem com os mesmos. (Truncamento) Consequentemente aumentando o risco de atentados dentro das escolas. Destarte observar criticamente as relações sociais de um povo é essencial para dirimir o revés.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém destacar as falhas estatais, de acordo com John Rawls em sua teoria do Pacto Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar coletivo, no entanto o aumento da violência dentro das escolas contrastam com a tese do autor, uma vez que o Estado não intervém diante o enredo (Reestruture essa discussão). Com isso é inadmissível a inoperância das esferas de poder que tangem a mitigação do viés.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, entende-se que a violência nas escolas é obstáculo intrínseco nas raízes sociais e governamentais. Logo o ministério das comunicações com a coparticipação dos órgãos de segurança pública (Vírgula) como a polícia federal (Vírgula) devem discutir e elucidar o assunto. Isso pode ser feito por meio de palestras e reforço da proteção dentro das instituições de ensino. Feito isso, a sociedade brasileira pode viver uma vida digna e livre da violência nas escolas. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
