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Aumento da violência nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/11/2023

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
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O começo do ano letivo de 2023 foi marcado pelo aumento da violência nas escolas, em alguns casos graves (Vírgula) os ataques tiveram até mesmo armas de fogo. Entrementes, o momento desses ataques está associada à ascensão da extrema direita no mundo, uma vez que, entre os perpetradores desses ataques (Vírgula) é comum o convívio em ambiente digital regado à misoginia e ao ódio às minorias. Assim, uma discussão profunda se faz faz-se mister, o que leva um jovem a cometer crimes de ódio, e como resgatá-los?

Em Vigiar e Punir, Michel Foucault nos diz que, "nada torna mais frágil os instrumentos da lei que a esperança de impunidade", dessa forma, podemos estabelecer um paralelo entre os alunos e a sociedade, alunos que, frequentemente, são oprimidos ou humilhados, assediados ou agredidos, nos piores casos encontram-se desamparados, abandonados pela sociedade em que estão inseridos. Na verdade, é nesse abandono que eles encontram apoio, nesse momento de maior fragilidade nossos jovens são cooptados e doutrinados, em redes sociais alternativas - redes menos populares, com baixa fiscalização e nenhuma moderação. Assim, nesses espaços, os usuários serão alienados e influenciados à cometerem atos inomináveis contra si e a outrem. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, uma problemática grave que exige ação enérgica. Os Ministérios da Educação e Saúde, pastas subordinadas ao Poder Executivo, devem agir juntos, é preciso transformar o ambiente escolar, por meio de atendimento psicológico e educação cívica, a fim de melhor proteger as vítimas, corrigir os agressores e resgatá-los. Dessa maneira poderemos reverter o quadro de violência na escolas e impedir novos ataques. Ademais, é preciso que o Ministério da Justiça concentre esforços na busca dos cooptadores, com investigação e inteligência, impedindo que ajam livremente nas redes, dessa maneira, será possível desmantelar as redes de ódio que alienam nossos jovens. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200