Hostilidade no ambiente escolar
Aumento da violência nas escolas do Brasil
Enviada em: 02/11/2023
A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito à educação e à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o aumento da violência nas escolas do Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o vandalismo estudantil. Nesse sentido, tal inconveniente culmina em uma série de eventos resultantes do puro ódio e abuso, como, por exemplo, o bullying e as agressões contra os docentes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação e a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a impunidade como impulsionadora do vandalismo estudantil no Brasil. Segundo uma pesquisa produzida pelo Instituto DataSenado, aproximadamente 10% da população brasileira não se preocupa ou age em relação as ocorrências de violência no âmbito escolar em que conhecidos próximos estão suscetíveis a sofrer. Diante de tal exposto, é possível perceber uma deficiência no tratamento a esses casos que, na maioria das vezes, estão ligados a problemas externos (Melhore a apresentação dessa ideia). Assim sendo, tais situações não são solucionadas com a seriedade em que deveriam e o descaso por parte dos responsáveis pelas instituições escolares que não buscam descobrir a origem dos mesmos apenas motiva a permanência de tais comportamentos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a importância no combate à esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os Ministérios da Educação - responsável pelo desenvolvimento educacional da população - e da Segurança Pública - o órgão responsável pelo bem-estar do povo -, por intermédio de debates e projetos, busquem provocar mudanças nos estudantes com ações hostis e também desenvolver uma visão mais avançada sobre a necessidade de punições mais severas a fim de gerar um ambiente escolar mais produtivo e seguro. Assim, se consolidará uma sociedade mais funcional e segura, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
