O trote universitário e a cultura de violência
Debate sobre a cultura do trote universitário
Enviada em: 22/10/2023
Apesar de ser considerado um rito de passagem para quem ingressa na universidade, é preciso debater sobre a cultura do trote nas universidades (Melhore essa construção), pois frequentemente tem colocado em risco à integridade dos alunos. Seja pela naturalização de certos tipos de violência nessa ocasião ou para demonstrar poder sobre outrem. (Reestruture as discussões iniciais)
Diante disso, um dos fatores para o trote universitário ocorrer de forma violenta está na motivação dos veteranos, alunos antigos, em demonstrar poder através da intimidação dos novos alunos, corroborando para a criação de um ambiente de competição e consequentemente no adoecimento dos jovens neste espaço. Além disso, alguns trotes podem ter consequências sérias e serem considerados crimes como os de racismo, constrangimento, injúria, lesão corporal, entre outros. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o filósofo Immanuel Kant (Vírgula) "O homem é aquilo que a educação faz dele", (Justaposição) logo, é preciso refletir sobre a cultura do trote no ambiente universitário para que essa prática seja ressignificada (Vírgula) e o medo, (Sem vírgula) sentido pelos discentes ao adentrar em uma universidade não seja uma realidade. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário a adoção de medidas que amenizem a situação apresentada. Logo, o Congresso Nacional deve criar e aprovar legislação que proíba o trote violento, assim como, (Sem vírgula) posteriormente fiscalizar o cumprimento dessas leis. Além disso, é preciso que haja palestras e propagandas de conscientização sobre o tema, para que assim essa cultura tenha fim. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
