Trotes no ensino superior.

Debate sobre a cultura do trote universitário

Enviada em: 21/10/2023

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que refere ao trote nas instituições de ensino superior, sabe-se que se trata de uma brincadeira que por muitas vezes pode ocasionar sérios riscos à integridade física e psíquica dos estudantes (Vírgula) e contribuir para a evasão no ensino superior. (Melhore a contextualização e formule a tese. Parágrafo frasal)

Apesar do trote ser uma atividade comum com os calouros, e o seu antigo histórico de violências, processos judiciais e dentre outros problemas (Melhore a construção de sentido) vê-se que o trote ainda vem sendo frequentemente realizado nas instituições de ensino que geralmente não dá a devida atenção para tal problemática que pode ter impacto tão negativo para os estudantes. (Reestruture. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, tais ações podem efetivamente contribuir para que os alunos deixem de procurar vagas ofertadas no ensino superior, entende-se que não é fácil ingressar no ensino superior devido ao seu processo de vestibulares ser muito rigoroso, deste modo após enfrentar este processo o aluno ainda vivenciar dificuldades adversas com trotes, este muito provavelmente não se interessará na continuidade dos estudos. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que as instituições de ensino por meio de legislação própria vedem tais atitudes aos alunos (Melhore a coesão) a fim de promover a paz, o respeito e demais disposições da LDBEN e BNCC. Além de que o Ministério da Educação em suas competências poderá definir parâmetros sobre o referido assunto. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200