Trote universitário, diversão ou humilhação?
Debate sobre a cultura do trote universitário
Enviada em: 20/10/2023
Trotes para novatos universitários é uma cultura antiga e tradicional, onde todos os alunos que ingressaram em faculdades passaram por eles, são feitas brincadeiras e atividades com os calouros que ingressarão na universidade. O debate em questão seria se muitas vezes não ocorreria abuso dos veteranos, o trote deveria ser uma coisa divertida, algo para os estudantes que irão entrar na faculdade se apresentarem, se conhecer e fazer amizades, e não algo humilhante e agressivo. (Melhore a construção de sentido e formule a tese)
Primeiramente, uma forma de melhorar e não tornar essa tradição triste e desprezível, deveria haver a participação dos professores impondo limites e não somente dos alunos mais antigos, (Apresente a ideia com clareza) controlando as atividades que serão feitas, deixando assim a própria faculdade se responsabilizando pelo trote, propondo brincadeiras que não sejam violentas, preconceituosas ou degradantes.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, para combater as zoações mais sérias, seria a existência de um livro para penalização de estudantes que violarem as regras contidas neste. Sendo assim, sempre que um dos estudantes acabar abusando e deixar outro constrangido, deveria haver penalização, suspensão ou em casos mais graves a expulsão deste.
(Uso inadequado) Entretanto, brincadeiras leves como pedir dinheiro em sinaleiras, apresentações de todos novatos, o famoso elefantinho, pintura nos braços ou rosto, coisas saudáveis como essas, todos calouros deveriam passar, pois é um evento que todo aluno irá lembrar e olhar com carinho para isso, de quando ingressou na universidade. Todavia, não podemos confundir esse tipo de atividade tranquila com falta de respeito, bullying ou preconceito. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
